O PROJETO
O Projeto “Educar para a sustentabilidade” tem como principal objetivo promover a cidadania ambiental, contribuindo para uma maior sensibilização e participação ativa da comunidade educativa na prevenção e resolução dos problemas ambientais.
Este projeto, com duração prevista de 2 anos letivos (2020-2022), é promovido pelo Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira em parceria com o Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar, Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, Junta de Freguesia de Carnide, Junta de Freguesia do Lumiar e Hortas FCUL.
O Projeto “Educar para a sustentabilidade”, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do Concurso “Fazer Acontecer”, aposta em duas grandes vertentes complementares: A horticultura biológica/sustentável e a Economia Circular.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSERIDA NESTE PROJETO:
Próximas turmas:
Estão previstas duas turmas do curso “Horticultura Biológica – Aprender Experienciando”, destinado a professores do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos de todos os grupos de docência) que se encontrem a lecionar nas escolas envolvidas no projeto. Datas de realização a anunciar.
Turma em curso:
– Formação “Educar para a Cidadania Ambiental” subordinada ao lema “Economia Circular – Tudo o que vai, volta”:
Encontra-se a decorrer a 2ª turma do curso “Educar para a Cidadania Ambiental” destinado a professores do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos de todos os grupos de docência) que se encontrem a lecionar nas seguintes escolas envolvidas no projeto:
Escola Básica de Telheiras (Rua Prof. Mário Chicó – Telheiras)
Escola Básica de São Vicente (Rua Fernando Namora – Telheiras)
Escola Básica Prista Monteiro (Estrada Paço do Lumiar – Carnide)
Escola E.B. 2,3 do Alto do Lumiar (Av. Carlos Paredes – Lumiar)
Este curso, dinamizado pela Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade e acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira docente, visa dotar os professores de conhecimentos no domínio da educação ambiental, com especial ênfase na economia circular, e capacitar para a realização de atividades práticas com os alunos, incentivando uma atuação mais consciente e sustentável no seu dia-a-dia.
Janeiro e Fevereiro de 2021:
21 de Janeiro das 18:30 às 21:30 (3 h – síncrona)
26 a 28 de Janeiro (3 h – assíncrona)
28 de Janeiro a 2 de Fevereiro (3 h – assíncrona)
2 a 4 de Fevereiro (3 h – assíncrona)
4 a 9 de Fevereiro (3 h – assíncrona)
9 a 11 de Fevereiro (3 h – assíncrona)
11 a 18 de Fevereiro (3 h – assíncrona)
18 de Fevereiro das 18 h às 22 h (4 h – síncrona)
Formação totalmente a distância predominantemente em modo assíncrono. As sessões assíncronas têm duração de 3 horas cada e podem ser realizadas a qualquer hora até à sessão seguinte.
Apoio: