PROJETO EDUCAR PARA A sustentabilidade (AEVF e AELumiar)

O PROJETO

O Projeto “Educar para a sustentabilidade” tem como principal objetivo promover a cidadania ambiental, contribuindo para uma maior sensibilização e participação ativa da comunidade educativa na prevenção e resolução dos problemas ambientais. 

Este projeto, com duração prevista de 2 anos letivos (2020-2022),  é promovido pelo Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira em parceria com o Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar, Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, Junta de Freguesia de Carnide, Junta de Freguesia do Lumiar e Hortas FCUL.

O Projeto “Educar para a sustentabilidade”, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do Concurso “Fazer Acontecer”, aposta em duas vertentes complementares:  A Horticultura Biológica/Sustentável  e a Economia Circular.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSERIDA NESTE PROJETO: 

Horticultura Biológica – Aprender Experienciando 

Nos meses de abril e maio de 2021 foi realizada a primeira turma do curso “Horticultura Biológica – Aprender Experienciando”.

Este curso tem como principais objetivos: 

  • Dotar os participantes de conhecimentos técnicos no domínio da horticultura biológica, visando a sua integração em contexto educativo;
  • Despertar a consciência ambiental dos professores para que estes passem a atuar como agentes facilitadores junto dos alunos da utilização pedagógica das hortas em ambiente escolar;
  • Estimular a utilização da horta escolar como recurso pedagógico, dinâmico, participativo e multidisciplinar.

A segunda turma deste curso está planeada para o ano letivo 2021-2022. 

Educar para a Cidadania Ambiental 

Entre Novembro de 2020 e Fevereiro de 2021 foram realizadas duas turmas do curso  “Educar para a  Cidadania Ambiental” subordinado ao lema “Economia Circular – Tudo o que vai, volta”.  Este curso visa dotar os professores de conhecimentos no domínio da educação ambiental, com especial ênfase na economia circular, e capacitar para a realização de atividades práticas com os alunos, incentivando uma atuação mais consciente e sustentável no seu dia-a-dia.

Os cursos foram dinamizados pela Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade e acreditados pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira docente.

A formação tem como destinatários os professores do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos de todos os grupos de docência) que se encontram a lecionar nas escolas envolvidas no projeto:

Escola Básica de Telheiras (Rua Prof. Mário Chicó – Telheiras)
Escola Básica de São Vicente (Rua Fernando Namora – Telheiras)
Escola Básica Prista Monteiro (Estrada Paço do Lumiar – Carnide)
Escola E.B. 2,3 do Alto do Lumiar (Av. Carlos Paredes – Lumiar)

A formação é de frequência gratuita para estes professores, uma vez que é financiada pela CML. 

Formadora: Joana Conde

Apoio: