Projeto “Alfacinha saudável” (Transition Network)

“Alfacinha Saudável” é um projeto desenvolvido pela Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, em parceria com cinco escolas do Agrupamento de Escolas Vergilio Ferreira (Telheiras- Lisboa) , o Centro Comunitário de Telheiras, a Refood Telheiras e a Junta de Freguesia do Lumiar, apoiado pela Parceria Local de Telheiras no âmbito do Projeto Municipalities in Transition  Transition Network. 

PORQUÊ  “Alfacinha Saudável”?

“Alfacinha saudável” porque se trata de um projeto de promoção de estilos de vida saudáveis, com foco na alimentação saudável, produção sustentável de alimentos, combate ao desperdício alimentar e estímulo da economia circular. 

“Alfacinha saudável“  porque remete para o objetivo de contribuir para tornar os “alfacinhas” mais saudáveis.

JUSTIFICAÇÃO E FINALIDADE DO PROJETO 

O nosso planeta dá cada vez mais sinais de necessitar com urgência de atitudes que preservem o futuro das novas gerações, no respeito pelos equilíbrios ambientais e pela sustentabilidade do desenvolvimento.

Todos  temos um papel fundamental a desempenhar na formação de cidadãos conscientes da importância de manter o equilíbrio ecológico para preservar a vida e a sustentabilidade do planeta. 

Com este projeto pretendemos desenvolver competências no domínio da alimentação saudável e horticultura sustentável, visando a sua integração em contexto educativo formal e não formal, numa perspetiva de inovação educacional  de cariz comunitário.

PÚBLICO-ALVO: Humanos curiosos de todas as idades. Comunidade educativa em sentido lato, aqui entendida como todos aqueles que desejam partilhar aprendizagens e construir em conjunto um presente com mais futuro.   

METODOLOGIA: Este projeto intergeracional tem como base uma metodologia do tipo  “aprender experienciando”  em que, partindo do trabalho colaborativo entre pessoas e instituições que operam no território de Telheiras,  se constrói uma rede de partilha em que todos são aprendentes e ensinantes.

Acreditamos  que o método de aprendizagem “hands on” nas hortas educativas (escolares e comunitárias) pode contribuir para desenvolver competências essenciais para enfrentar o futuro, tais como a colaboração, a responsabilidade, a resiliência e a criatividade  (veja-se o recente estudo da OCDE The future of Education and skills – Education 2030).

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

  • Formação “Horticultura Biológica – Aprender Experienciando”, gratuita para educadores, professores e monitores das escolas públicas de Telheiras.  Realizada em Novembro e Dezembro de 2018 por 18 professores das escolas públicas de Telheiras, 3 técnicos da Junta de Freguesia do Lumiar (CAF) e uma Técnica do Centro Comunitário de Telheiras  (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa). 
  • Levantamento de necessidades e preparação do espaço físico das hortas (realizado em Novembro e Dezembro de 2018);
  • Elaboração pelos formandos dos projetos de hortas educativas, com apoio da equipa do projeto (realizados em Novembro e Dezembro de 2018);
  • Elaboração das plantas das hortas (realizadas em Novembro e Dezembro de 2018); 
  • Disponibilização de uma sala virtual na plataforma Moodle para partilha de experiências e recursos entre os participantes do projeto (lançada em Dezembro de 2018); 
  • Desenvolvimento no terreno dos projetos das hortas educativas nas instituições participantes (durante o ano letivo 2018-2019) com o acompanhamento regular da equipa do projeto;  
  • Dinamização da compostagem, incluindo instalação de compostores nas hortas escolares, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (início em Novembro de 2018)
  • Realização de workshops de sensibilização sobre temáticas do projeto “Alfacinha Saudável”: horticultura biológica, compostagem, alimentação saudável, combate ao desperdício alimentar, etc.  durante o ano letivo 2018-2019
  • 2019-2020(…) Fase de Sustentabilidade  dos projetos das hortas educativas, em que a equipa do projeto mantem o acompanhamento dos projetos, em regime de voluntariado,  mas o objetivo é que as instituições ganhem cada vez mais autonomia.
  • Março 2020 – O COVID fecha-nos em casa mas mesmo assim podemos fazer mini-hortas em casa. Partilhem connosco as fotos das vossas sementeiras em casa! Em breve vamos poder estar novamente juntos nas hortas educativas…     

HORTAS EDUCATIVAS:

  • Centro Comunitário de Telheiras
  • Escola Básica 2, 3 de Telheiras 
  • Escola Básica de S. Vicente  
  • Escola Básica  Nº1 de Telheiras  
  • Escola Básica do Lumiar (Alto da Faia)
  • Jardim de Infância de Telheiras

Parceiros:

      

      

Apoio: