O PROJETO
O Projeto “Educar para a sustentabilidade” tem como principal objetivo promover a cidadania ambiental, contribuindo para uma maior sensibilização e participação ativa da comunidade educativa na prevenção e resolução dos problemas ambientais.
Este projeto, com duração prevista de 2 anos letivos (2020-2022), é promovido pelo Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira em parceria com o Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, Junta de Freguesia de Carnide, Junta de Freguesia do Lumiar e Hortas FCUL.
O Projeto “Educar para a sustentabilidade”, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do Concurso “Fazer Acontecer”, aposta em duas vertentes complementares: A Horticultura Biológica/Sustentável e a Economia Circular.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSERIDA NESTE PROJETO:
Horticultura Biológica – Aprender Experienciando
Nos meses de abril e maio de 2021 foi realizada a primeira turma do curso “Horticultura Biológica – Aprender Experienciando”.
Este curso tem como principais objetivos:
- Dotar os participantes de conhecimentos técnicos no domínio da horticultura biológica, visando a sua integração em contexto educativo;
- Despertar a consciência ambiental dos professores para que estes passem a atuar como agentes facilitadores junto dos alunos da utilização pedagógica das hortas em ambiente escolar;
- Estimular a utilização da horta escolar como recurso pedagógico, dinâmico, participativo e multidisciplinar.
A segunda turma deste curso iniciou em Dezembro de 2021 e terminou em Fevereiro de 2022.
horticultura biológica (AEVF e AEAL)
Educar para a Cidadania Ambiental
Entre Novembro de 2020 e Fevereiro de 2021 foram realizadas duas turmas do curso “Educar para a Cidadania Ambiental” subordinado ao lema “Economia Circular – Tudo o que vai, volta”. Este curso visa dotar os professores de conhecimentos no domínio da educação ambiental, com especial ênfase na economia circular, e capacitar para a realização de atividades práticas com os alunos, incentivando uma atuação mais consciente e sustentável no seu dia-a-dia.
Os cursos foram dinamizados pela Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade e acreditados pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira docente.
A formação tem como destinatários os professores do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos de todos os grupos de docência) que se encontram a lecionar nas escolas envolvidas no projeto:
Escola Básica de Telheiras (Rua Prof. Mário Chicó – Telheiras)
Escola Básica de São Vicente (Rua Fernando Namora – Telheiras)
Escola Básica Prista Monteiro (Estrada Paço do Lumiar – Carnide)
Escola E.B. 2,3 do Alto do Lumiar (Av. Carlos Paredes – Lumiar)
A formação é de frequência gratuita para estes professores, uma vez que é financiada pela CML.
Formadora: Joana Conde
Apoio: