Indisciplina e Violência na Escola (2001)

Seminário realizado em 19 de Janeiro de 2001

Local: Auditório da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa

Organização: Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade

Público Alvo: Educadores, Professores, Estudantes e todas as pessoas interessadas no tema

INTRODUÇÃO

Reflexo da sociedade, a escola surge como um dos palcos possíveis da violência.

É nosso entender ser pertinente uma reflexão sobre a dificuldade de compatibilizar uma educação assente na partilha de poderes e a manutenção de um equilíbrio a nível disciplinar. Efectivamente, no ensino actual o professor não deve impor a disciplina (de fora para dentro) mas procurar construí-la de forma participada com os alunos (de dentro para fora). Como? Qual o papel do professor? Como dar autonomia e exigir responsabilidade? Como dar liberdade e exigir respeito? Como partilhar poderes sem abdicar de uma autoridade legitima? Como cativar para em vez de obrigar a?

Mais do que controlar a indisciplina e a violência, a escola deverá preocupar-se com a sua prevenção, ficando em aberto o enorme espaço criativo ao dispor de cada um de nós para a construção de novos equilíbrios relacionais.

 OBJECTIVOS

  • Contribuir para uma melhor compreensão dos comportamentos de indisciplina e violência e apontar pistas para dar resposta às questões: Como deve a escola lidar com a violência que para ela é transportada? (ou será que nela é gerada?…) Como evitar que a violência e a indisciplina se instalem e multipliquem?;
  • Reflectir sobre a dificuldade de compatibilização de uma educação assente na partilha de poderes e a manutenção de um equilíbrio a nível disciplinar;
  • Fomentar a prevenção de comportamentos de indisciplina e de violência em contexto escolar;
  • Divulgar resultados de investigação sobre indisciplina e violência na escola;
  • Apelar ao enorme espaço criativo ao dispor de cada um de nós para a construção de novos equilíbrios relacionais.

PROGRAMA

09.30 Recepção dos participantes e entrega de documentação

10.00 Sessão de abertura – António Nóvoa, Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

10.30 Peter Woods, Professor da University of Plymouth e da Open University of London. Investigador. Autor de diversos livros na área da Criatividade/Ensino. – “A Creative Approach to Deviant Behaviour in Schools and Classrooms”

11.15 Intervalo

11.30 Escola Segura, com a colaboração do Comissário Pires Leonardo

12.15 José Eduardo Rocha – “Criatividade e Subversão”

13.00 Almoço

14.30 Pedro Strecht, Pedopsiquiatra. Autor de diversos livros sobre perturbações psicossociais em crianças e adolescentes – “Crianças e Adolescentes Violentos:O que devemos saber para prevenir e actuar”

15.15 Rui Zink, Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Escritor – “A Violência é uma fuga à Realidade”

16.00 Intervalo

16.15 Daniel Sampaio, Professor da Faculdade de Medicina de Lisboa. Autor de diversos livros sobre educação e adolescência – “Indisciplina Relacional dos Professores”

18.00 Encerramento

Textos  publicados em  CADERNOS DE CRIATIVIDADE nº 3

Apoio: Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa, Porto Editora, Staedtler, Arte Periférica, Caixa Geral de Depósitos, Hotel Tivoli Lisboa, Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação e Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional, Livraria Buchholz

 

instituição sem fins lucrativos de utilidade pública