“Damos um valor tremendo aos exames padronizados, cortamos nos apoios financeiros ao que consideramos serem programas “não-essenciais” e depois perguntamo-nos por que razão os nossos filhos não têm imaginação, nem inspiração.
A educação é o sistema que deveria desenvolver as nossas capacidades naturais e tornar-nos capazes de nos afirmarmos no mundo. Em vez disso, está a asfixiar os talentos e as capacidades individuais de demasiados alunos e a destruir a sua vontade de aprender.
(…) não creio que os professores sejam a causa do problema. É um problema inerente aos nossos sistemas educativos. Com efeito, a educação só solucionará os seus verdadeiros desafios se conferir poder aos professores criativos e apaixonados, e estimular a imaginação e a motivação dos alunos.“
In “O Elemento” – Ken Robinson (Porto Editora, 2011)
CRIATIVIDADE E PAIXÃO NA EDUCAÇÃO – DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A INOVAÇÃO é um projeto de aprendizagem ao longo da vida que tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências transferíveis favoráveis à inovação.
A Estratégia de Inovação da OCDE enfatiza a importância que tem na sociedade atual o desenvolvimento das competências para a inovação (“innovation skills”).
Com base no documento “Innovation Strategy for Education and Training: the general framework” (2011, Stéphan Vincent-Lancrin, OECD/CERI), podemos definir “competências para a inovação”, a nível individual, como aquelas que as pessoas devem adquirir para contribuirem para a inovação como produtores e utilizadores:
– Competências a nível do saber e do saber-fazer (conhecimento teórico e prático em determinado domínio);
– Competências a nível de pensamento e criatividade (curiosidade, imaginação, capacidade para conectar/relacionar, pensamento crítico,…);
– Competências comportamentais e sociais (autoestima, perseverança, energia, paixão, liderança, colaboração, comunicação, …).
Verifica-se uma crescente pressão sobre os sistemas de educação e formação no sentido de capacitarem as pessoas para inovar e de rapidamente darem resposta à necessidade de novas competências, gerada pelas inovações. Se por um lado a falta de competências limita o volume e a difusão da inovação, inovar requer um leque diversificado de competências que podem variar segundo os setores, as organizações e as atividades. Além dos saberes disciplinares, competências transferíveis como a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de comunicar e trabalhar em equipas na resolução de problemas são vitais para a inovação.
Consideramos este projeto é de extrema pertinência no atual contexto de dificuldades por que passa o nosso país, marcado nomeadamente pela incerteza e dificuldade de previsão da evolução do mercado de trabalho, por grandes restrições orçamentais e diminuição de investimento na educação. Apesar de todos os constrangimentos com que nos deparamos no dia a dia, a nossa vida nas escolas, nas famílias, na comunidade, continua e é nestes momentos que mais necessidade sentimos de fazer uso das nossas competências, dos nossos talentos. Acreditamos que, citando Rui Canário, os principais recursos da educação são as pessoas, os saberes e as experiências de mobilização.
Com o projeto CRIATIVIDADE E PAIXÃO NA EDUCAÇÃO pretende-se fomentar/partilhar práticas, ideias e projetos que de alguma forma possam contribuir para o desenvolvimento de competências favoráveis à inovação, aqui entendida numa dupla perspetiva: a educação e as competências para a inovação, por um lado, e a inovação na própria educação, por outro.
Para além das atividades diretamente orientadas para o desenvolvimento das competências transferíveis, exploramos os contributos das artes, CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), empreendedorismo, voluntariado, etc.
EIXOS DE ATUAÇÂO:
Formação de professores, porque acreditamos que a aposta na formação de professores, enquanto alvo privilegiado de difusão, terá efeitos positivos no trabalho com os alunos;
Motivação de crianças e jovens, através da realização de workshops, nomeadamente em escolas e outras instituições;
Aprendizagem de adultos baseada na partilha educacional, porque consideramos que o fomento da criatividade e da capacidade de inovação dos adultos é essencial na sociedade atual;
Intercâmbio a nível internacional, mediante a promoção do intercâmbio de agentes educativos ligados à educação ao longo da vida.
ATIVIDADES
Formação acreditada para professores (2012-2014)
Workshops de criatividade (2012-2014)
Workshops de empreendedorismo social e voluntariado (2012-2014)
APOIO