CRIATIDADE E EMOÇÕES NA ESCOLA (2000)

“As emoções são partes dinâmicas de nós próprios e, sejam positivas ou negativas, todas as organizações, incluindo as escolas, estão cheias delas.”     Andy Hargreaves, 1998

“Os factores emocionais, não racionais e motivacionais são especialmente importantes na produção de ideias originais. “    Torrance & Safter, 1979

Seminário realizado em 19 de Maio de 2000

Local: Auditório da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa

Organização: Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade 

Público Alvo: Educadores, Professores, Estudantes e todas as pessoas interessadas no tema

INTRODUÇÃO

Professores e pais preocupam-se actualmente em desenvolver nos seus educandos competências emocionais, isto é, a capacidade de compreenderem e regularem o seu mundo emocional, o que é designado por certos especialistas por “inteligência emocional”.

A origem latina da palavra emoção é emovere: deslocar, mover. Esta noção de movimento remete-nos para a ideia de que as pessoas, como seres emotivos que são, são movidas por sentimentos. Qualquer mudança só é possível se se conseguirem cativar emocionalmente as pessoas envolvidas.

A educação para a Criatividade, como resposta a uma sociedade em acelerada mutação, onde crianças e jovens fazem grande parte da aprendizagem das necessárias competências emocionais fora das suas famílias, passará, pois, pela criação de um ambiente de respeito e aceitação mútuos, onde professor e alunos se sintam emocionalmente envolvidos, e onde os alunos possam compartilhar, desenvolver e aprender tanto uns com os outros e com o professor, como também independentemente.

Assim, a um ensino baseado quase exclusivamente nas funções intelectuais, precisamos de acrescentar o desenvolvimento do carácter, isto é, dos hábitos, sentimentos, emoções e atitudes interiores, que estão na base do desenvolvimento da Criatividade.

OBJECTIVOS

  • Contribuir para um melhor posicionamento do educador, em geral, e do professor, em particular, enquanto facilitador do processo de crescimento dos educandos, numa escola que se quer mais do conhecimento e menos da informação;
  • Ajudar a compreender melhor a dimensão emocional da Criatividade, como resposta aos novos desafios e exigências com que educadores se defrontam cada vez mais;
  • Reflectir sobre o que poderá ser uma educação que tenha em conta o desenvolvimento emocional do educando, que trate alunos, professores e pais como seres emotivos e que os ajude a construir de um modo muito especial o seu papel, como um desafio, com prazer, alegria e Criatividade.

PROGRAMA

09.30 Recepção dos participantes e entrega de documentação
10.00 Sessão de aberturaAntónio Nóvoa
10.30 Ivete Azevedo – “Inteligência Emocional no dia a dia da Escola”
11.15 Intervalo
11.30 Helena Silva Costa – “A Globalização das Expressões”
12.15 Luís Macedo – ” Workshop de pesquisa sonora e drama”
13.00 Almoço
14.30 Helena Gil da Costa – “Repensar o Professor”
15.15 Isabel Stillwell – “Criatividade: A arte de nos safarmos na vida”
16.00 Intervalo
16.15 Angeles Sanz Juez – “Educação e Desenvolvimento da Criatividade”
17.00 Isabel Sá – “O Desenvolvimento da Compreensão e da Regulação das Emoções”
18.00 Encerramento

 ORADORES/DINAMIZADORES

ANTÓNIO NÓVOA  Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

ANGELES SANZ JUEZ  Doutorada em Filologia Românica pela Universidade Complutense de Madrid. Diplomada em Criatividade Aplicada Total pela FAAP de São Paulo-Brasil.

HELENA GIL DA COSTA  Master Internacional de Creatividad Aplicada Total – Universidade de Santiago de Compostela CPS Facilitator – The Creative Problem Solving Group – Buffalo (USA). Docente na Escola Superior de Educação Santa Maria.

HELENA SILVA COSTA  Mestrado em Ciências da Educação, área de Desenvolvimento Pessoal e Social (aguarda discussão de tese). Curso Superior de Educadores pela Arte do Conservatório Nacional de Lisboa. Curso Superior de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Professora de Língua Portuguesa e Expressão Dramática na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich.

ISABEL SÁ Doutoramento em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica, na mesma Universidade subordinadas ao tema “Desenvolvimento Emocional”. Investigadora da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa.

ISABEL STILWELL  Directora da Notícias Magazine (suplemento de domingo do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias) e da revista Adolescentes! Manual para Pais. Jornalista, fez parte da redacção da revista Marie Claire, fundou e dirigiu a revista Pais e Filhos e escreveu um livro chamado “Guia para ficar a saber ainda menos sobre as mulheres”.

IVETE AZEVEDO  Mestrado em Ciências da Educação com tese subordinada sobre Inteligência Emocional. Docente no IPAM e na Escola Secundária de Rio Tinto.

LUÍS MACEDO  Professor de Educação Musical no Centro Hellen Keller. Formador de professores.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA EM CADERNOS DE CRIATIVIDADE nº 2

instituição sem fins lucrativos de utilidade pública